sábado, 25 de abril de 2015

OS 10 SUPER-HERÓIS MAIS PRÓXIMOS DA REALIDADE

OS 10 SUPER-HERÓIS MAIS PRÓXIMOS DA REALIDADE

Os 10 super-heróis dos quadrinhos mais prováveis de se tornarem reais
Por 
em 8.12.2014

Na vida real, existem de fato algumas pessoas que se vestem de forma diferente e patrulham as ruas por conta própria, ocasionalmente combatendo à criminalidade. Mas será que é possível que um verdadeiro herói dos quadrinhos exista na vida real?

Os 10 super-heróis abaixo poderiam estar salvando o planeta agora, ou em algum momento no futuro. Claro que algumas comparações são meio exageradas, mas isso é inevitável ou de fato teríamos super-heróis andando por nossas ruas.

Confira:

10. Ciclope


Ciclope, um dos líderes dos X-Men, dispara um potente feixe de energia a partir de seus olhos. Isso soa como pura ficção científica, mas físicos do Hospital Geral de Massachusetts (EUA) já conseguiram alterar células humanas para que elas pudessem emitir luz própria. A equipe modificou células de rim humano para produzir a proteína verde fluorescente que faz as águas-vivas brilharem. As células iluminadas são mais fáceis de controlar, o que tem implicações positivas para o tratamento do câncer. Como efeito colateral, no entanto, os pesquisadores disseram que isso poderia levar as pessoas a dispararem feixes de seus olhos. Infelizmente, provavelmente seria mais parecido com uma lanterna do que com um raio da morte.

9. O Monstro do Pântano


Nas histórias em quadrinhos, Alec Holland era um cientista trabalhando com amostras de pântano quando uma bomba é detonada em seu laboratório. Em vez de matá-lo, a explosão transformou-o no Monstro do Pântano – meio planta, meio homem. Ele tem superforça e a capacidade de se comunicar com as plantas.

Embora comunicação com plantas não seja possível na vida real, uma coisa que é teoricamente possível é ter uma energia híbrida, meio humana, meio vegetal. Especificamente, é possível que seres humanos recebam energia a partir do sol através da fotossíntese. A maioria dos animais, incluindo humanos, não usam a fotossíntese para obter energia. No entanto, os cientistas descobriram que um pequeno grupo de animais de fato fazem isso, como o pulgão da ervilha e a mangava-oriental. O único animal vertebrado que usa fotossíntese é a salamandra manchada.

Em 2011, um biólogo da Universidade da Califórnia (EUA) injetou embriões de peixe-zebra com bactérias fotossintéticas. Embora o peixe não tenha começado a fazer fotossíntese, aceitou bem as bactérias no organismo. Isto dá esperança de que outros animais, até mesmo nós, um dia possam usar tais bactérias para captar energia. No entanto, ainda precisaríamos de folhas ou algum órgão semelhante para maximizar a quantidade de energia do sol. Para absorver a energia solar, é necessária uma forma plana que seres humanos simplesmente não têm. Assim, embora seja teoricamente possível que nos tornemos mais “plantas”, seria um terrível superpoder de se ter.

8. Capitão América


Quando a Segunda Guerra Mundial estourou, Steve Rogers queria lutar contra os nazistas. Ele era um homem pequeno e fraco, mas tinha um grande coração. Assim, foi escolhido para o projeto Super Soldado e foi injetado com um soro que o deixou forte e poderoso – ele se tornou o Capitão América.

Não é possível ficar mais alto através de drogas como Steve Rogers fez. Ossos simplesmente não crescem assim. No entanto, é possível se tornar mais alto através de cirurgias dolorosas. Médicos quebram os ossos e implantam varas que se estendem à taxa de 1 milímetro por dia. Um homem conseguiu crescer 15 centímetros depois de duas cirurgias.

Além de crescer, o fictício Rogers também ficou muito mais forte a partir de apenas uma injeção, o que é possível. Uma equipe do Instituto de Pesquisa do Hospital Infantil Nationwide, em Columbus, Ohio (EUA), desenvolveu uma “vacina” que aumenta a massa muscular com uma única injeção. Ela usa um vírus que codifica a proteína folistatina, que suprime um gene chamado miostatina, um impedidor do crescimento muscular. Essa injeção é destinada a pacientes que sofrem de doenças musculares. Os músculos não crescem do dia para a noite, mas sim durante seis meses.

7. Wolverine


Wolverine é conhecido por várias coisas, entre elas seu incrível poder de cura e seu esqueleto reforçado com adamantium, um metal fictício quase indestrutível. Um pesquisador de Harvard (EUA) encontrou acidentalmente um gene que poderia ajudar com a regeneração rápida. Pesquisando o câncer, ele perfurou os ouvidos de ratos geneticamente modificados com um gene que renova as células-tronco. Pouco tempo depois, os furos nas orelhas haviam se curado.

Outros cientistas estão estudando a união de materiais orgânicos e metais para aumentar a resistência. Dois pesquisadores do Instituto Max Planck (Alemanha) desenvolveram um processo chamado deposição de camada atômica, que pode ser utilizado para fortalecer os ossos.

Por fim, pesquisadores estão desenvolvendo metais cada vez mais fortes. Em 2008, um grupo da Universidade Estadual da Carolina do Norte (EUA) desenvolveu uma liga de ferro a partir de cristais em nanoescala que é mais forte do que qualquer outra liga e mantém a sua forma mesmo a temperaturas muito elevadas.
6. Homem-Aranha


É possível ter sua genética alterada por uma aranha? Teoricamente, sim, mas é bastante improvável. A aranha precisaria infectar o paciente com um retrovírus, que transporta informação genética. A informação genética, então, teria que alterar o DNA de quase todas as células do corpo. Se a alteração no DNA desse a pessoa os pelos de uma aranha, então ela poderia escalar paredes – mas as mãos e os pés do “herói” seriam superpeludos. Estes pelos também poderiam explicar o sexto sentido do Homem-Aranha, mas a pessoa só iria se sentir vibrações e mudanças na pressão do ar nas proximidades.

Uma possível alternativa para mãos e pés peludos é usar adesivos que foram desenvolvidos pela DARPA, agência de defesa americana, com base em lagartixas. Eles conferem aderência e permitem que as pessoas subam superfícies verticais. Mas estas “pás adesivas” são terrivelmente grandes, devido ao peso dos seres humanos, e ainda estão em testes.

Outro aspecto que torna o Homem-Aranha único é a sua capacidade de disparar teias. A seda da aranha é extremamente complexa e evoluiu ao longo de milhões de anos. O corpo humano simplesmente não tem as proteínas necessárias para recriá-la, por isso, seria necessária uma grande mudança biológica além do que um retrovírus seria capaz de fazer. No entanto, se fosse possível atirar teias de aranha a partir dos pulsos de um humano, ela seria de fato forte o suficiente para nos sustentar – a seda de aranha é cinco vezes mais forte do que o aço do mesmo diâmetro.

Nos quadrinhos, Peter Parker cria um atirador que está ligado ao seu pulso, o que também é possível de se fazer. O inventor alemão Patrick Priebe criou um atirador de teia usando um eletroímã. Além disso, uma equipe liderada por Uri Gat da Universidade Hebraica de Jerusalém desenvolveu uma fibra de teia de aranha geneticamente modificada. Talvez seja apenas uma questão de tempo antes que essas duas invenções se juntem.
5. Groot


Groot é um grande ser que parece uma árvore e pode sentir, andar, ouvir e falar (embora o seu vocabulário seja um pouco limitado). Isto não é ficção total. Plantas têm sentidos, por exemplo, sabem quando estão sendo tocadas. Também têm uma sensação de espaço, o que impede que a maioria delas brotem se forem plantadas de cabeça para baixo. Plantas ainda sentem vibrações, permitindo que entrem em um modo defensivo. Especialistas inclusive acreditam que animais e plantas são muito semelhantes quando se trata de sensação, porque ambos passam por processos químicos quando reagem.

Na Terra, não poderia haver um Groot – um verdadeiro híbrido planta-animal que pode andar ou se mover rapidamente. Plantas se movem quando crescem em direção a luz solar, mas por causa da forma como suas células são estruturadas, simplesmente não podem formar músculos. Mas Groot é um alienígena, e essas restrições só se aplicam às plantas terrestres. Em planetas alienígenas, as plantas podem pensar por conta própria. Estas plantas não precisam ser enraizadas no solo. Animais desenvolveram a capacidade de pensar para que pudessem encontrar comida, por isso, se plantas desenvolvessem a capacidade de pensar, poderiam tornar-se seres exatamente como Groot. Quem sabe se o primeiro extraterrestre que a gente encontra não é um Groot?

4. Aquaman


Crescendo em terra, Arthur Curry achava que era apenas mais um ser humano normal, até que descobriu que era o verdadeiro rei de Atlantis. Ele tinha dois poderes notáveis: a capacidade de respirar debaixo d’água e de se comunicar com toda a vida no mar.
É difícil se comunicar com toda a vida marinha, mas de fato podemos ser capazes de falar com alguns animais. Por exemplo, os pesquisadores vêm tentando se comunicar com golfinhos há anos – e estão chegando perto. Estes animais inteligentes e sociais usam “assobios” para conversar uns com os outros, e podemos criar assobios artificiais para falar com eles também.

Surpreendentemente, até respirar debaixo d’água pode ser possível, sem a ajuda de parafernálias. Em 2014, os cientistas desenvolveram uma substância que um dia pode permitir que os humanos façam exatamente isso. Na Universidade do Sul da Dinamarca, os cientistas criaram uma substância cristalina com cobalto que absorve oxigênio e libera uma pequena quantidade dele quando aquecida. O cristal, chamado de “Aquaman”, é bastante poderoso. Por exemplo, um balde absorveria todo o oxigênio em uma sala. Portanto, se um mergulhador quisesse renunciar seu equipamento de mergulho e usar os cristais, só precisaria de um par de grãos.

3. Cyborg


Vic Stone era um atleta estrela até passar por um acidente horrível. Seu pai cientista substituiu mais da metade de seu corpo com partes cibernéticas. Usando essas peças, ele ganhou força sobre-humana e podia até mexer em computadores usando sua mente. Embora tenha sido inventado há 30 anos, Cyborg é um dos super-heróis mais realistas.

Por exemplo, hoje, membros cibernéticos já fundem-se com nervos do cérebro humano, permitindo que o utilizador mova-se naturalmente. Cirurgia de reinervação muscular utiliza músculos que enviam mensagens entre o cérebro e o membro artificial. Estima-se que 50% do corpo humano pode, ou vai, estar disponível para “melhora cibernética” no futuro próximo.

A outra característica que separa Cyborg dos outros meros mortais é a sua capacidade de usar sua mente para controlar computadores. Essa habilidade também está começando a se tornar uma realidade. Pesquisadores da Universidade de Washington (EUA) foram capazes de transferir pensamentos eletronicamente, permitindo que uma pessoa ativesse um teclado em um computador que estava na frente de outra pessoa.
2. Homem de Ferro


Partes da armadura do Homem de Ferro são ficção completa. Um terno não seria capaz de voar na vertical, não teria um reator etc. No entanto, considere alguns exoesqueletos que já estão sendo feitos, como o Raytheon XOS 2. Até agora, ele permite transportar 90 kg sem fadiga. Outros exoesqueletos em desenvolvimento permitem que seres humanos corram mais rápido, saltem mais alto, escalem melhor etc. Além disso, trajes como o TALOS, que está sendo desenvolvido pelos militares dos EUA, são super-resistentes e vêm equipados com um computador que dá informações do campo de batalha, monitora os sinais vitais e é até capaz de parar hemorragias graves – isto é, se alguma bala conseguir penetrá-lo.

1. Batman


Batman é o super-herói mais provável de existir porque não tem quaisquer superpoderes fantasiosos. Isso não significa que é fácil ser o Batman.

Primeiro de tudo, Batman e Bruce Wayne teriam problemas em coexistir. Se o Batman entra em brigas físicas todas as noites, isso é desgastante; ele precisa dormir o dia todo e não poderia comandar a Wayne Enterprises. Quanto ao estilo de vida do personagem, um site estima que Batman teria gasto 648 milhões de dólares mais custos anuais de manutenção para ser quem ele é e fazer tudo o que fez nos filmes.

Além de ser super-rico, o Batman precisa ser incrivelmente inteligente. Ele tem excelentes conhecimentos em química, criminologia, engenharia e programação de computadores. Mesmo que tivesse estudado cada um desses campos em apenas dois anos, isso ainda representa no mínimo oito anos de faculdade. Ele teria, então, que manter-se atualizado em cada campo e ser inovador ao mesmo tempo.

Ainda, se algum bilionário bem-educado decidir se tornar Batman, precisa melhorar sua força física, treinar velocidade e artes marciais e ser um dos melhores lutadores do mundo. Além disso, Batman não mata ninguém, por isso ele precisaria ter uma quantidade enorme de controle. Depois de se tornar ótimo em tudo, ele ainda precisaria adaptar seus movimentos rápidos a seu traje – no mínimo 20 anos totais de treinamento físico e emocional.

Depois de tudo isso, a carreira de Batman duraria apenas alguns anos, se você levar em conta todas as lesões que ele com certeza vai sustentar enquanto combate o crime. Segundo algumas estimativas, essa carreira seria de apenas dois ou três anos.

Assim, enquanto Batman não possui superpoderes, para ele existir na vida real, precisaria se destacar em diferentes disciplinas, ter centenas de milhões de dólares e ser tão fisicamente apto ou mais que qualquer atleta profissional. Mesmo assim, sua carreira de combate ao crime acabaria quase que imediatamente. [Listverse]

Nenhum comentário:

Postar um comentário