quarta-feira, 24 de junho de 2015

UM SEGREDO DO SUPER MARIO QUE VOCÊ NÃO NOTOU E NINGUÉM NUNCA CONTOU

UM SEGREDO DO SUPER MARIO QUE VOCÊ NÃO NOTOU E NINGUÉM NUNCA CONTOU
Jornalista, estudante de História, nerd assumido e músico aposentado. Editor online da Rádio Atlântida FM e dos blogs Mundoidão e Infosfera.


Você sabe quem é o Mario, lógico (e não tô falando do cara atrás do armário). Sabe que ele éencanador, bigodudo, personagem símbolo da Nintendo, irmão do Luigi. Então, responda rápido e sem olhar: qual a cor da calça do Mario?

Provavelmente respondeu “azul”. E está certo, o personagem popularizado tem camisa vermelha e macacão azul. Mas taí uma coisa que mesmo quem é fã do Mario muitas vezes não percebe, e o queixo cai quando alguém comenta: a calça do Mario já foi de outras cores.

Não se trata das alterações quando se usa um power up, como a flor de fogo ou de gelo. No primeiro Super Mario Bros., por exemplo, o baixinho usava macacão todo vermelho, e parecia estar sem camisa (e ele era marrom, como um macaco peludão).


Já em Super Mario Bros. 2 (a versão USA), na capa do jogo ele aparece com macacão vermelho e camisa azul; mas, dentro do game, o inverso.


E em Super Mario Bros. 3, na capa a roupa já é a popular. Mas no interior do jogo, Mario usa um macacão… PRETO!


Toda essa bagunça foi resolvida no Super Mario All-Stars, o remake dos jogos para Super Nintendo. E nos títulos seguintes o encanador parou de variar no vestuário.


http://atl.clicrbs.com.br/infosfera/2015/04/12/um-segredo-do-super-mario-que-voce-nao-notou-e-ninguem-nunca-contou/

_________________________________________________________________________________
Keiji Inafune Afirma que Mario é a Bíblia de Desenvolvimento dos Criadores de Jogos
Keiji Inafune criador de Mega Man, agora bem ocupado com desenvolvimento para o futuro Mighty No.9, cedeu uma entrevista à IGN, que celebra a vida do nosso encanador de boné vermelho favorito, Mario. Olhando em diferentes fases da vida de Mario, vários desenvolvedores e ex-funcionários da Nintendo compartilharam suas memórias quando se trata de criar os seus próprios jogos. 



Perrin Kaplan o ex-vice-presidente de marketing de da Nintendo da América, disse que, para ele e muitos funcionários da Nintendo, Mario era "metade humano e metade digital" e que a sua memória mais surpreendente foi quando Super Mario 64 foi lançado, onde Mario pudesse voar no ar. E Jim Merrick, ex-diretor técnico da Nintendo of America, também foi da mesma opinião. Merrick pensava nele como um colega e "o cara que trouxe para a vida de tantos novos produtos e tecnologias da Nintendo". 

Mas Keiji Inafune lembra Mario não como um colega ou um meio humano, mas como o Rei do desenvolvimento da indústria, vendo-o como "a bíblia de desenvolvimentos de jogos para qualquer criador". Seu comentário na íntegra pode ser visto abaixo, mas se você quiser conferir o que outros desenvolvedores disse, você pode ler o artigo *aqui. 

"Se algum criador nunca jogou Mario, então provavelmente não é um bom criador. Isso é algo que eu posso dizer com 100 por cento de confiança. Mario é, para os criadores de jogos, uma bíblia de desenvolvimentos. Há tantas dicas sobre um bom design, sobre personagens carismáticos, sobre a inovação no uso de um sistema de jogabilidade existente. É algo que você tem que olhar constantemente e analisar e tomar dicas de como um criador de jogo. É a "âncora" de quase todos os jogos . 

"Eu tenho total respeito por Miyamoto, inclusive neste ponto... É muito estranho que há tesouros culturais nacionais - são tradicionalmente desportistas. Eu acho que é muito estranho que alguém tão famoso quanto Miyamoto não tenha sido designado como uma dessas pessoas. Ele é discutido em todos os países. Muita gente o conhece. Ele salientou a cultura japonesa e os interesses no Japão em todo o mundo. Ele é alguém que merece respeito final de todos, e muito disso é devido a ser capaz de criar Mario. E Super Mario Bros 3, é claro, dentro disso, era um jogo fantástico." 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário