Coluna Clio

Extensão do Jornal Delfos-CE: http://jornaldelfos.blogspot.com.br/
Clio é a musa da História na Mitologia grega.

Temer na Cadeia Aécio na Cadeia

Temer na Cadeia Aécio na Cadeia
Copiem e colem em seus perfis

quinta-feira, 16 de março de 2017

ODILON GONZAGA BRAVEZA DE PACOTI-CE

ODILON GONZAGA BRAVEZA DE PACOTI-CE


Odilon Gonzaga Braveza era primo legítimo da minha avó paterna, Maria Ceci Gonzaga de Arruda. Ele era filho de Raimunda Gonzaga de Oliveira (irmã de Félix Gonzaga de Oliveira, pai de Maria Ceci Gonzaga de Oliveira, minha avó paterna), e seu avós maternos eram D. Mariquinha e do Major Gonzaga, de Quixadá, que tinham fazendo por volta de 4 léguas de distância de Morada Nova; segundo as pesquisas etimológicas da Historiadora Rosimar Brito, minha mãe. 

Odilon Gonzaga Braveza morreu em 9 de setembro de 2002, de uma embolia pulmonar aos 91 anos, ainda trabalhava, como diretor, no Colégio Odilon BravezaSepultado no Cemitério Parque da Paz.

Nascera em 25/03/1911, em Pacoti-CE.

Formado em Ciências Jurídicas e Sociais em 1938, pela Faculdade de Direito do Ceará e também em Química e Ciências Física e Naturais, disciplinas que lecionou no Liceu do Ceará e nos colégios São João, São Luiz, 7 de Setembro, Lourenço Filho e Farias Brito.

Foi diretor do Colégio São João de 1940-1988 [ano em que fez parte da Organização Educacional Farias Brito] e do Colégio Estadual Liceu do Ceará no Governo Paulo Sarasate.

Recebeu o Troféu Sereia de Ouro em 1995.

Também recebeu o Título de Cidadão de Fortaleza da Câmara Municipal de Fortaleza.

Recebeu a Medalha Justiniano de Serpa,  a mais elevada comenda dada a educadores no Ceará.

Aroldo Historiador
16/03/2017
Fontes: 
Diário do Nordeste, 10 de setembro de 2002.

Cronologia Ilustrada de Fortaleza - Roteiro para um turismo histórico e cultural - 2005. Autor: Miguel Angelo de Azevedo - Nirez - 2005.






Nenhum comentário:

Postar um comentário